Rádio Comunitária Liberdade FM

Fone: (55) 3334-1147
E-mail: acadesca@gmail.com

AUGUSTO PESTANA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

09/01/2022

A Prefeitura de Augusto Pestana declarou situação de emergência no município devido à estiagem causada pela ausência de chuvas em seu território. A medida está disposta no Decreto Municipal Nº 4430/2021, publicado nesta quinta-feira, 30.
A falta de chuvas nos últimos meses resultou no esvaziamento e redução drástica dos níveis de todos os poços artesianos da área rural que abastece a população e também da área urbana, além de comprometer as safras das culturas de milho, soja, produção de leite e hortigranjeiros. Até o momento o prejuízo foi estimado em R$ 83.548.515,00 (oitenta e três milhões, quinhentos e quarenta e oito mil, quinhentos e quinze reais).
Em consequência da estiagem, resultaram-se também os danos humanos, no tocante ao abastecimento de água potável, danos materiais, e os prejuízos econômicos e sociais. Além do prejuízo nos setores de gado leiteiro e de corte, onde já estão sendo realizadas aberturas de bebedouros para o consumo de água de animais.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O documento foi enviado ao Governo do Estado e à União para homologação.
Pede-se à população, mais uma vez, que ECONOMIZE ÁGUA! Nos próximos dias um fiscal estará percorrendo as ruas da cidade. Contamos com a colaboração de todos!
ECONOMIZAR PARA NÃO RACIONAR!
Confira o decreto na íntegra: https://www.augustopestana.cespro.com.br/visualizarDiploma.php?cdMunicipio=7249&cdDiploma=202104430&NroLei=4.430

FONTE:Carla Severo
Prefeitura de Augusto Pestana/RS
Assessoria de Comunicação