Rádio Comunitária Liberdade FM

Fone: (55) 3334-1147
E-mail: acadesca@gmail.com

GRITO DA TERRA REUNE MILHARES DE AGRICULTORES EM IJUI

16/02/2022

Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 16, ocorre, em Ijuí, o 10º Grito de Alerta. O encontro reúne milhares de agricultores e autoridades políticas e civis engajadas com a causa. Há representação das 22 regionais no movimento.
Conforme o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, entrevistado pelo repórter Osmar Werner, da Rádio São Luiz, o primeiro ato foi uma concentração em frente ao Banco do Brasil. Ação semelhante também será realizada em frente ao INSS, pois são entidades que “representam o governo federal”.
O dirigente criticou as alegações de que o governo não tem recursos para atender as pautas dos agricultores, pois, enquanto isso, direciona “montantes expressivos para o fundo eleitoral e para as emendas secretas”. “Estamos cobrando respeito”, afirmou.
Entre as pautas do movimento estão a cobrança de respostas efetivas às perdas causadas pela estiagem e a destinação de recursos para a cultura de inverno, uma vez que a produção deste início de ano está praticamente perdida. “Até agosto, setembro a projeção de chuva é baixa. São prejuízos para o soja, milho, suíno, frango e hortifrutigranjeiros. Todo mundo fala das grandes lavouras, mas também não dá para esquecer dos hortifruti. São preços caindo e conta aumentando”, pontuou o presidente.
O deputado estadual Elton Weber, do PSB, também se manifestou destacando que é preciso tocar nas pautas estruturantes. Ele afirma que é preciso haver previsibilidade para momentos como esse e os governos têm que estar melhor preparados para responder, uma vez que casos assim têm ficado cada vez mais frequentes.
FOTO CEDITOS: Concentração Praça de Ijuí (Foto: Osmar Werner/Rádio São Luiz)
FONTE: Rádio São Luiz