Rádio Comunitária Liberdade FM

Fone: (55) 3334-1147
E-mail: acadesca@gmail.com

ROSARIO A TERRA DA FESTA DA UVA (Confira a Programação)

22/12/2021

No dia 16 de Janeiro de 2022 acontece novamente a festa da uva na Localidade de Rosário que retorna com uma bela programação: 52° Festa Da Uva.
10:00- Missa com o Pároco Luis Bruno, da Paroquia São José , de Augusto Pestana.
12:00- Almoço com venda de churrasco, galinha assada, saladas diversas, cuca, bolo, bebidas em geral , com o Chopp da Brahma.
14:00- Indústria Musical sobe ao palco, animando a festa até as 16:30, quando acontecerá o sorteio da Ação entre Amigos.
Após o sorteio, segue o Show da banda Indústria Musical.

*****************************************************************************************************************

Compartilhamos aqui um pouco da historia da terra da festa da uva

Em 1900 chegavam os primeiros imigrantes vindos da Itália e de Caxias do Sul, e começaram a desbravar a terra fértil que aqui encontraram.”Em 1908 começou a nascer à comunidade de Rosário”.História contada pelos Srs. Augusto Callai, Avelino Scarton, entre outros e documentação de membros da comunidade”. A comunidade começou com a construção de uma pequena Capela, em um terreno doado pelo Sr. Eduardo Callai, onde foi colocada uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, trazida de Caxias do Sul pela família de Augustinho Bernardi, segundo contam antepassados o significado do nome de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, originou-se por ela ter sido trazida da Itália de um lugarejo chamado Pompéia ao Sul de Nápoles, de onde vem a devoção do Santo Rosário. Pompéia foi destruída por um Vulcão, mas o santuário de Pompéia foi restaurado e a devoção do Rosário naquele lugar propagou-se pelo mundo e também em nossa comunidade e conserva-se até os dias de hoje. Por volta dos anos de 1907 a 1920, incentivados por pessoas da região, que as terras aqui eram muito férteis, com uma mata virgem, cheia de madeiras de lei de todas as espécies, chegavam mais colonizadores a localidade. Chegaram de trem até a estação mais próxima, fazendo o restante do trajeto em carroções, cavalos ou burros. Por ser a maioria imigrantes italianos e devotos de Nossa Senhora. o primeiro nome da localidade foi Nossa Senhora do Rosário da Pompéia Segundo registros encontrados em arquivos da Escola Miguel Couto,a comunidade mudou várias vezes de nome. Em 1931 passou a chamar-se Arroio Paulo Domingos, em 1932, Lajeado Paulo Domingos, em 1938 Paulo Domingos, em 1941 Nossa Senhora do Rosário, em 1949 Rincão Nossa Senhora do Rosário e em 1968 com a emancipação do Município de Augusto Pestana, a localidade passou a ser o 1º distrito do Município com o nome de Rosário nome este que conserva-se até os dias de hoje.Por volta dos anos de 1935 a 1949 como continuava chegando imigrantes a comunidade foi crescendo houve a necessidade de construir outra Capela que foi próximo a antiga com o nome de Nossa Senhora do Rosário que conserva-se até hojeComo o aumento da localidade e da população a Capela novamente tornou-se pequena, então mais uma vez a comunidade mobilizou-se para construir uma nova Capela mais no centro da Vila. No dia 11 de fevereiro de 1968 houve uma grande celebração campal pelo padre Dorvalino Rubin dando a benção a Pedra Fundamental, num terreno doado pelo Sr. Giovane Stragliotto, e já nesta época acontecia a 2ª Festa Regional da uva, tradição esta que conserva-se nos dias de hoje. Esta é mais ou menos um pouco da História da Comunidade de Vila Rosário. Hoje a Comunidade de Vila Rosário conta com uma infraestrutura ampla e arborizada onde acontece anualmente a festa da UVA e outros eventos da comunidade. Vila Rosário é o 1º Distrito de Augusto Pestana – RS “O Recanto da Produção” e fica à 9 km da cidade. .

FONTE:http://comunidaderosario.blogspot.com/